sábado, 4 de setembro de 2010

Historia de Nossa Senhora da Glória

Historia de Nossa Senhora da Glória


Historia de Nossa Senhora da Glória

A festa de Nossa Senhora da Glória é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços.
A devoção a Nossa Senhora da Glória chegou ao Brasil em 1503, trazida pelos primeiros colonos portugueses que aqui chegaram e construíram a primeira igreja a ela dedicada em Porto Seguro, na Bahia. Nossa Senhora da Glória é festejada em 15 de agosto.
Maria aparece pela ultima vez nos escritos do Novo Testamento no primeiro capítulo nos Atos dos Apóstolos: ela está no meio dos apóstolos, em oração no cenáculo, aguardando a descida do Espírito Santo. Esta celebração foi decretada no Oriente no séc. VII com um decreto do imperador bizantino Maurício. No mesmo século a festa da Dormitio (significa passagem para outra vida) foi introduzida também em Roma por um papa oriental, Sérgio I. Mas passou-se um século antes que o termo Dormítio cedesse o lugar àquele mais explícito de Assunção.
A definição dogmática, pronunciada por Pio XII em 1950, declarando que Maria não precisou aguardar como as outras criaturas, o fim dos tempos, para obter a ressurreição corpória, quiseram pôr em evidência o caráter único da sua santificação pessoal, pois o pecado nunca ofuscou, nem por um instante, o brilho de sua alma. A união definitiva, espiritual e corporal do homem com Cristo glorioso, é a fase final e eterna da redenção. Assim os santos, que já tem a visão beatífica, estão se certo modo aguardando a plenitude final da redenção, que em Maria já havia acontecido com a singular graça da preservação do pecado.
Jesus e Maria estão realmente associados na dor e no amor para espiarem a culpa dos nossos progenitores. Maria é, portanto não só a Mãe do Redentor, mas também a sua cooperadora, a ele intimamente unida na luta e na decisiva vitória. Essa íntima união requer que também Maria triunfe como Jesus, não somente sobre o pecado, mas também sobre a morte, os dois inimigos do gênero humano. Como a redenção de Cristo tem a sua conclusão com a ressurreição do corpo, também a vitória de Maria sobre o pecado, com a Imaculada Conceição, devia ser completa com a vitória sobre a morte mediante a glorificação do corpo, com a Assunção, pois a plenitude da salvação cristã é na participação do corpo na glória celeste.
· Sincretismo da Nossa Senhora da Glória: Yemanjá
· Devoção da Nossa Senhora da Glória: Ela é gloriosamente recebida no céu, após sua dormição, tornando-se Rainha do céu e da terra.
· Data Comemorativa: 15 de Agosto.
ORAÇÃO
Ó Virgem Bem aventurada, louvada e querida de todos os Santos, rogai por mim, pecador, ao vosso precioso Filho.
Estrela dos Anjos, formosura dos Arcanjos e dos Santos Patriarcas, Santíssima Coroa dos Mártires e das Virgens, ajudai-me, Senhora, naquela verdadeira hora da minha morte para que possa ter ingresso minha alma em vossa preciosa morada.
Ó Bem-aventurada protetora dos Cristãos. Virgem Santíssima, nas vossas mãos, antes do sono eu entrego extenuado de fadiga, minha alma e que vosso santo Filho me ampare com sua Santa Glória.
Livrai-me, Mãe Santíssima, de meus inimigos, que eles tenham olhos e não me vejam.
Livrai-me da morte inesperada para que eu possa morrer em tua Glória.
Mãe Misericordiosa tem piedade de nós.
Amém.

2 comentários:

  1. Com autorização de São Francisco das Chagas tive a honra de ler um testemunho de minha vida desde quando cheguei no Acre, o pior das drogas a ilusão,que Mestre Irineu me trouxe ao Mestre Daniel, para ser amparado e renascer,agradecimento ao Presidente de minha Casa Casa de Jesus,Padrinho,Francisco Hipolito,e ao Irmão Antonio Geraldo que sempre fala nos seus cultos, nos visitantes, somos tratados como Irmão, como gente,e me deu a honra de cantar e tocar um hino nesta inauguração.Muito Obrigado Irmão e Amigo Antonio Geraldo,Madrinha Francisca e todos Irmãos e Irmãs do Centro Espirita Daniel Pereira de Mattos.
    Marcelo Francisco Roverso
    www.radarculturalacre.zip.net
    marcelofroverso@hotmail.com
    Rio Branco Acre

    ResponderExcluir
  2. A humildade é a grandeza maior desse culto,a excelência do saber receber bem a todos, o silêncio dos trabalhos nos faz pensar e repensar nossas vidas com uma quietude divina, as mensagens vindas do Divino é certeira dentro dos nossos encontros e desencontros da vida, e ao terminar os trabalhos, estamos serenos, descansados e livres dos nossos fantasmas internos.Tudo feito com lutas, mãos calejadas, suor e frio, na chuva e no sol...mas o sorriso do Padrinho Antonio Geraldo é sempre tranquilo, sereno... e ao anoitecer, somos agraciados por um trabalho espiritual de uma delicadeza e formosura perfumada do amor de Nossa Senhora, juntamente com a limpeza e esclarecimentos maravilhosos e então eu penso " A luz do Daime é a verdade, a verdade que vém de Deus".
    Eu gosto muito de estar entre vocês.
    Sou
    Angela Martins.

    ResponderExcluir